E agora, eu e a Nanny...

Após duas semanas de críticas e comentários inflamados... Ameaças entre tribunais, comissões de proteção de menores and "so on"... Finalmente vi um episódio...
E fiquei chocada...
Não com o programa... mas com o tom inflamado de todas as criticas inflamadas que ouvi/li.
Sim, as crianças foram expostas...
Sim, o canal de televisão ganha dinheiro com isso...
Sim, os pais também ganham qualquer coisa...
(não faço ideia dos valores, nem para um lado nem para outro...)
Sim, foram casos reais... Não foram personagens criadas...
Tudo isso são ingredientes que fazem com que as pessoas se sintam próximas, se identifiquem, não se sintam sozinhas...
Não somos todos iguais, e desculpem-me... Ninguém é perfeito! Mesmo que aparente...
Ninguém é de ferro, e não há pachorra para tanto fundamentalismo...

Continuo a dizer que falta ver os dois lados da moeda... Será que alguém pensou que, sei lá... Quem se sujeitou no programa pode ter pensado que podia ser uma forma de ajudar outras pessoas que pudessem ter problemas semelhantes?
Será que alguém pensou que pode ser uma forma de pessoas verem que podem fazer diferente? Que os resultados são diferentes...
Será que alguém pensou que existem vários métodos/escolas de educação... Existe quem siga fielmente algum deles, existe quem não siga nenhum...

Falo muitas vezes que temos que pensar mais em nós, centrarmo-nos e esquecermos o resto do mundo...

E porque digo isto? Existem exceções, claro que sim (ainda não conheci regra sem exceção)... Mas olhando à volta, onde está a empatia que tantos vendem? o pôr-se no lugar do outro?
Quem criticou e "atirou pedras" ao programa, quantos se disponibilizaram a ajudar?

Presenciando uma birra, quantos tentam ajudar? Quantos tentam perceber? Quantos julgam?
Gostava que se perguntassem isso... E que vissem apenas a realidade... Não o que fantasiam...

O que retirei do programa?
Que pessoas são seres de hábitos... às vezes é preciso muito pouco para mudar hábitos e alterar rotinas... Se para isso é preciso uma nanny? pode não ser, mas não me choca que seja...

O que me recordo dos miúdos que vi?
Que fizeram birras, e birras feias, e que contornaram o comportamento, e que terminaram o programa mais felizes do que começaram... e, pelo que percebi, esse é um dos objetivos do programa...

Segundo o canal de Carnaxide  o  objetivo «é sempre o de auxiliar pais e educadores a melhorarem a relação com os seus filhos, ajudando-os a estabelecer regras e limites e melhorando a comunicação entre todos, criando assim uma dinâmica familiar mais saudável».

A questão da dinâmica familiar... A questão do reconhecimento na escola... A questão da privacidade... São questões pertinentes, que cabe a cada um de nós gerir, e cada um dentro da sua porta...

Há imensas crianças expostas... Há imensos pais que ganham dinheiro à custa dos seus filhos... e há imensos pais que expõem os seus filhos a troco de nada (a menos que likes contem...)...

Eu posso expor ou não o meu filho...
Eu posso candidatar um deles para uma campanha publicitária de uma qualquer marca, que por vezes não traz qualquer retorno monetário, nem nenhuma melhoria/alteração a nível de dinâmicas familiares... Alguém me ia criticar por isso?

Mas por se candidatarem a um programa que pode fazer alguma coisa por eles (e por outros em situação semelhante que se identifiquem) são ameaçados, processados e sei lá mais o quê?

Sim, são coisas diferentes... numa a imagem da criança passa num programa que passa um dia e a criança é ela própria e é moldada (ela e a familia)... No outro a imagem da criança passa várias vezes ao dia, em diferentes horários, com mais público e às vezes por vários anos...
É tudo uma questão de perspetivas...

Se podiam fazer as coisas de outra forma? Podiam... Todos nós podiamos fazer as coisas de forma diferente... Nomeadamente nestas histórias de apontar o dedo a quem faz diferente...

Tenham noção! Olhem à volta e chateiem-se com coisas que façam realmente a diferença...

E mais do que isso... Façam a diferença para alguém... Ajudem alguém... Não critiquem tudo e todos...

Há mais do que más intenções no mundo...

Sejam felizes! Respirem fundo...



(Pearl Jam - Wishlist)

Comentários

  1. E já reparaste em como acontece tudo à velocidade da luz? Do programa não falo, não vi, não conheço e só li comentários àcerca do assunto. Mas o que me deixa parva é que hoje em dia um assunto, seja ele qual for, demora menos tempo que uma onda a desaparecer, quando a espuma se desfaz...o assunto já era. A coisa nasce, cresce, desenvolve-se e morre em muito menos que 24 horas. Quando estudei jornalismo estudei que uma notícia é velha ao fim de 24 horas, pois sim...uma notícias hoje em dia está velha ao fim de minutos; mas o mais assustador de todo este "mundo novo" para mim é que ao abrigo da liberdade de expressão e de outras liberdades, hoje em dia toda a gente pode tudo, cada ser humano tem sabedoria para numa caixa de comentários ou num post, ou de mil e uma outras formas, todos se sentem capazes de ter opinião sobre politica, desporto, economia etc, e se fosse opinião nem era muito mau, o pior é que são julgamentos, criticas ferozes e vorazes em que as palavras mais não são que esterco.
    O que me deixa mesmo triste é que sinto cada vez mais vergonha do meio/ sociedade a que pertenço e é cada vez mais difícil fazer um bom trabalho naquilo que é para mim um dos meus objectivos de vida: A educação de dois seres humanos BONS, as minhas filhas.
    Como é que se faz isto de fazer crescer duas rosas no meio das silvas?!

    Sabes que mais? Hoje está um dia lindo...cheira-me a Primavera :)

    Jinhoooooooossssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito complicado... lembro-me de uma conversa com uma colega de trabalho ainda antes de eu pensar ter filhos.. que era "como vou ensinar as minhas filhas a serem boas e respeitadoras? A experiencia diz que as pessoas boas são deixadas para trás..." na altura não pensei muito no assunto... mas agora lembro-me muito bem da conversa...
      As noticias e as caixas de comentários acabam por ser um mundo à parte e anónimo...
      Continuo a dizer... Suri, se descobrires como, avisa-me por favor...
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Olá Bruno! Benvindo à minha "casa"!
      Beijinho e Obrigada!

      Eliminar
  3. Gostei muito, é mesmo isto que penso e sinto... caramba estamos muitas vezes em sintonia!
    (só vi agora ) bjjossssssss♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) E eu, só agora vi, que viste... :)
      Obrigada e beijinhos!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares